XXII Torneio Internacional de Lançamentos promete

Atletas de 15 países a competir em Leiria!

 

É já no próximo fim-de-semana que se realizará em Leiria o Torneio Internacional de Lançamentos.

Esta competição, que já vai na sua 22ª edição, terá todas as disciplinas disputadas no Centro Nacional de Lançamentos, com exceção do lançamento do dardo (escalão sénior) que será disputado no Estádio Municipal de Leiria.

Participarão atletas de 15 países, cinco dos quais irão competir nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Eis os principais atletas inscritos:

 

Lançamento do Peso

A prepararem os Jogos Olímpicos, Tsanko Arnaudov (Portugal), German Lauro (Argentina)  e Ivan Ivanov (Cazaquistão) são os atletas mais credenciados do torneio.

Tsanko, que conquistou recentemente medalha de bronze no Campeonato da Europa de Atletismo terá ainda como adversário o Português Marco Fortes.

No setor feminino a Chilena Natália Duco (Chile), também com a presença no Rio de Janeiro garantida, será a atleta mais credenciada em competição, secundada pela Galesa Adele Nicoll e pela internacional Guineense Jéssica Inchude.

 

Lançamento do Disco

O disco masculino será uma das provas mais interessantes do torneio. O Romeno Alin Firfirica, com uma melhor marca da época de 64,19 metros terá como principais adversários Zane Duquemin, da Inglaterra e Benedikt Steinen, da Alemanha.

Interessante será ainda a disputa entre os dois melhores discóbolos Portugueeses da atualidade, Jorge Grave e Filipe Vital e Silva.

Já no setor feminino a Cazaque Maryia Telushkina, qualificada para os Jogos Olímpicos será a principal figura da competição.

 

Lançamento do Martelo

No setor masculino a competição será bastante interessante. O mais credenciado atleta em prova será Taylor Campbell, da Inglaterra, mas António Vital e Silva, que recentemente superou os 70 metros e Dário Manso, segundo melhor Português de sempre nesta disciplina prometem lutar pela vitória.

Já no setor feminino a Galesa Carys Parry surge como principal favorita, secundada pelas inglesas Jessica Mayho e Myra Perkins.

 

Lançamento do Dardo

A luta entre o Romeno George Zaharia, o italiano Gianluca Tamberi e o Recordista de Portugal Tiago Aperta será bastante interessante.

Já no setor feminino a inglesa Joanna Blair, com um recorde pessoal de 57,44, será a atleta mais credenciada em prova.

 

 RECORDES DO TORNEIO:

Os recordes do nosso torneio têm um nível elevadíssimo, mas presume-se que alguns deles estejam em perigo nesta 22ª edição:

MASCULINOS
  name result country year
Shot Put Carlos Tobalina 20,32 Spain 2014
Discus Throw Frank Casanas 66,34 Spain 2010
Javelin Throw Ignácio Guerra 76,81 Chile 2009
Hammer Throw Javier Cienfuegos 72,62 Spain 2014

 

FEMININOS
  name result country year
Shot Put Mailin Vargas 18,11 Cuba 2009
Discus Throw Yarelis Barrios 66,13 Cuba 2008
Javelin Throw Osleydis Menendez 60,17 Cuba 2009
Hammer Throw Yipsi Moreno 74,46 Cuba 2011

 

Escalões Jovens

Além das provas para on escalão sénior, o nosso torneio também terá em disputa competições para os escalões de juniores, juvenis e iniciados.

Otoniel Badjana (Guiné), Teresa Silva (Portugal), Ruben Antunes (Portugal), Micaela Sereno (Portugal), Bethan Rees (País de Gales), Brayley Campbell (Inglaterra), Katie Head (Inglaterra), Olivia Stevenson (Inglatera) e James Tomilsson (País de Gales) são alguns dos atletas internacionais presentes, que prometem obter resultados de grande qualidade.

 

Relacionados:

Horário

Start List

 



Parcerias Institucionais

  • European Athletics

    +
  • Federação Portuguesa de Atletismo

    +
  • Associação Distrital de Atletismo de Leiria

    +
  • Instituto Português do Desporto e Juventude

    +
  • Câmara Municipal de Leiria

    +

Patrocinadores