Torneio Internacional de Lançamentos

Lançadores de alto nível prometem resultados de excelência!

 

O Torneio Internacional de Lançamentos, organizado pelo Juventude Vidigalense, assume-se cada vez mais como uma das competições de referência do calendário internacional, no que ao setor de lançamentos diz respeito.

A edição deste ano, que se realizará no próximo fim-de-semana no Centro Nacional de Lançamentos, atinge números nunca antes vistos. Estarão em competição cerca de duas centenas de atletas, provenientes de vinte e um países, nomeadamente do Canadá, Estados Unidos, Colômbia, Equador, Islândia, Noruega, Suécia, Bélgica, Grã-Bretanha, França, Espanha, Itália, Dinamarca, Angola, Guiné, Austrália, Holanda, Alemanha, Cazaquistão, Irlanda e Portugal. Podemos assim afirmar que será o Meeting mais internacional realizado em solo nacional nas última década.

Eis o que poderemos esperar das provas de Elite:

PESO MASCULINO

Tsanko Arnaudov (S. L. Benfica) é o principal dos atletas inscritos. O recordista e campeão de Portugal aproxima-se paulatinamente da sua melhor forma, depois de uma arreliadora lesão contraída no final da época de pista-coberta e promete aproximar-se do recorde do meeting de 20.71 metros que alcançou na época transata.

Os seus principais adversários serão Leonardo Fabbri (Itália), um jovem sub-23 que já lançou esta época 19.95 em pista-coberta, Francisco Belo (Benfica) que tentará uma vez mais alcançar a marca de 19.90 metros, o que lhe garantirá a presença no Campeonato da Europa de Berlim e Marco Fortes, que surgiu em grande forma nos Campeonatos de Portugal com um resultado de 19.05 metros, que o aproximou novamente dos primeiros homens do Ranking Nacional.
Ivan Ivanov (Cazaquistão), Marcus Thomsen (Noruega), Campeão da Europa de juniores em 2017 e Eli Pawliw (Canadá) são outros dos principais atletas inscritos.

DISCO MASCULINO

O lançamento do disco será a disciplina mais concorrida do fim-de-semana, com a presença de quase quatro dezenas de atletas que serão divididos por três grupos de competição em cada um dos dias.
Maurício Ortega (Colômbia), que triunfou em 2017 é um dos candidatos à vitória, tendo como principais adversários Ola Stunes Isene (Noruega), Frederico Appoloni (Itália), Gudni Gudnasson (Islândia) e Gregory Thompson (Grã-Bretanha).

Entre os atletas nacionais, destaque para o confronto entre o recordista e campeão de Portugal, Francisco Belo (Benfica), que liderou até ao dia de ontem o Ranking Nacional e de Edujose Lima (Sporting), que lançou precisamente ontem 59.09 metros, novo recorde nacional de sub-23 e marca que lhe permitiu saltar para o topo da lista nacional do ano.

MARTELO MASCULINO

O lançamento do martelo masculino será a disciplina onde se esperam mais performances de alto nível, colocando em competição oito atletas que já lançaram este ano mais de 72 metros.
O principal favorito será o Holandês Denzel Comenetia, que já lançou esta temporada 76.41 metros, tendo bem perto os Americanos Alexander Young (76.14) e Sean Donnelly (75.30). Os Britânicos Chris Bennet, Mark Dry e Taylor Campbell são outras das grandes referencias da prova.

Entre os atletas nacionais a grande expectativa recai no Campeão de Portugal António Vital e Silva (Benfica), que já lançou esta época 73,26 metros e terá uma vez mais o grande objetivo de chegar aos 74 metros, resultado que, a ser feito, lhe dará o passaporte para o Campeonato da Europa de Berlim.

DARDO MASCULINO

O recordista e campeão de Portugal Tiago Aperta (Sporting) será a principal referência da prova. Numa fase da época em que demonstra uma clara subida de forma o Tiago terá nova oportunidade de bater o recorde nacional da disciplina, algo que parece estar ao seu alcance. O seu principal adversário será Ben Cross (Canadá), que lançou recentemente 70.10.

Grande expectativa para o regresso à competição de Hélder Pestana (Benfica), que esteve até aqui lesionado.

Esmeraldino Trigo e Joshua Egbeama (ambos do Benfica) são outros dos principais atletas inscritos.

PESO FEMININO

A recordista do Canadá Britany Crew, que já fez esta temporada 18.60 metros será a principal atleta em competição. Participará apenas na jornada de domingo, depois de competir na sexta-feira no Meeting da Diamond League em Rabat.

A sua compatriota Sarah Mitton, com um recorde pessoal de 17.05 e Jéssica Inchude, com recorde pessoal de 17.46 serão as outras candidatas ao pódio.

Eliana Bandeira (J. Vidigalense), Eden Francis (Grã-Bretanha), Trine Mulbjerg (Dinamarca) e Francislaine Serra (Sporting) são outras das principais atletas inscritas.

DISCO FEMININO

A Leiriense Irina Rodrigues (Sporting), que se sagrou no passado domingo campeã de Portugal, tentará a sua quinta vitória no nosso Meeting. Terá como principais adversárias Liliana Cá (Novas Luzes), recentemente medalhada de prata dos Jogos do Mediterrâneo, a Australiana Taryn Gollshewsky e a recordista de Espanha Sabina Asenjo, ambas com recordes pessoais acima dos 60 metros.
Vanessa Kamga (Suécia), Melanie Pingeon (França), Katrine Bebe (Dinamarca) e Eden Francis (Grã-Bretanha) são outras das principais atletas inscritas.

MARTELO FEMININO

Alex Hulley (Austrália) será a principal candidata à vitória, mas contará com forte oposição da maior referência nacional do lançamento do martelo, a Leiriense Vânia Silva, que se sagrou pela décima-sétima vez campeã de Portugal no fim-de-semana transato e que se tem apresentado a um nível competitivo bastante interessante.

Valeria Chiliquinga (Equador) e Jordana Badley-Costello (Canadá) são outras das principais atletas inscritas.

DARDO FEMININO

A italiana Zahra Bani (Itália), com um recorde pessoal de 62.75 metros, será a principal candidata à vitória, numa disciplina em que participarão ainda mais seis atletas que lançaram esta temporada mais de 52 metros, nomeadamente a Alemã Desiree Schwarz (54.63), a Canadiana Ashley Pryke (54.55), as Americanas Bethany Drake (53.83) e Katie Reichert (52.16), a Belga Pauline Smal (52.63) e a melhor Espanhola da atualidade, Lídia Parada (54.20)

Destaque ainda para a presença da Campeã de Portugal Jéssica Barreira (Sporting), a grande revelação nacional da temporada nesta disciplina.


Nos escalões mais jovens também está prevista a participação da maioria dos melhores especialistas nacionais e também de alguns espanhóis de excelente nível.

Informação Complementar:


- HORÁRIO


- START LIST



Parcerias Institucionais

  • European Athletics

    +
  • Federação Portuguesa de Atletismo

    +
  • Associação Distrital de Atletismo de Leiria

    +
  • Instituto Português do Desporto e Juventude

    +
  • Câmara Municipal de Leiria

    +

Patrocinadores