Campeonato Nacional da 1ª Divisão

Equipas da Juventude Vidigalense na luta pelo pódio

Amanhã e domingo a Juventude Vidigalense vai disputar no Estádio Magalhães Pessoa o Campeonato Nacional da 1ª divisão em Atletismo.

Nesta competição defrontam-se as oito principais equipas do atletismo Português e serão nossos adversários:

Sector Masculino

- S. L. Benfica

- S. C. Portugal

- S. C. Braga

- C. A. Seia

- A. Jardins da Serra

- G. D. Estreito

- ADRAP

Sector Feminino:

- S. L. Benfica

- S. C. Portugal

- S. C. Braga

- GRECAS

- A. Jardins da Serra

- G. D. Estreito

- Eirense

A presença das nossas equipas no campeonato da 1ª divisão iniciou-se no longínquo ano de 1996, por intermédio da formação masculina, acabando por se classificar em sétimo lugar. Esse feito foi também alcançado quatro anos mais tarde (em 1999) pela formação feminina, voltando a equipa a classificar-se na sétima posição.

Até 2005 as nossas equipas continuaram a participar regularmente no Campeonato Nacional da 1ª divisão, mas acabaram por se classificar sempre na segunda metade da tabela classificativa, até em que em 2006, num campeonato disputado em Leiria, a nossa formação feminina, em que prontificavam atletas como Vânia Silva, Joana Gonçalves, Cátia Ferreira, Vera Lavrador, Liliana Viana, Juliana Neto, Lilian Silva, Regina Mendonça e Tatiana Fernandes surpreendeu tudo e todos e alcançou pela primeira vez o pódio, ao conquistar um muito sofrido, emotivo e festejado terceiro lugar, logo a seguir ao Sporting C. P. e ao J. O. M. A.

Desde esse ano ambas as formações se mantiveram na primeira divisão, o que acontece há 21 anos consecutivos no setor feminino e há 15 anos consecutivos no setor masculino (num total de 21).

Entre 2011 e 2017 deu-se a grande afirmação da equipa masculina, que se classificou sempre no terceiro lugar do pódio, ao passo que a equipa feminina já sobe ao pódio consecutivamente desde 2012, salientando-se as segundas posições alcançadas em 2015 e 2016, em que fomos apenas superados pelo Sporting e batemos a formação do Benfica.

Este ano o nosso objetivo é uma vez mais a subida ao pódio. Sendo os grandes de Lisboa, Sporting e Benfica claramente favoritos para os primeiros dois lugares, é previsível que o nosso grande adversário na luta pelo terceiro lugar seja em ambos os géneros o Sporting Clube de Braga.

Caso consigamos atingir este objetivo alcançaremos algo inédito no nosso historial, estar em todos os pódios coletivos em campeonaro de pista coberta e ar ar livre.
Nas competições até agora realizadas alcançámos as seguintes posições:

PISTA COBERTA:

- Juvenis Masculinos – 2º

- Juvenis Feminino – 3º

- Juniores Masculinos – 3º

- Juniores Femininos – 3º

- Sub-23 Masculinos – 3º

- Sub-23 Femininos – 3º

- CN Clubes Femininos – 3º

- CN Clubes Masculinos – 3º

 AR LIVRE:

- Juvenis Masculinos – 3º

- Juvenis Femininos – 2º

- Juniores Masculinos – 3º

- Juniores Femininos – 3º

- Sub-23 Masculinos – 3º

- Sub-23 Femininos – 3º

Se gostas de atletismo e queres ver o  principal campeonato da modalidade aparece no estádio sábado entre as 19h50 e as 23h00 e domingo entre as 16h45 e as 20h00. Além dos nossos atletas poderás ver em ação grandes nomes do atletismo Português, tais como Nélson Évora, Patrícia Mamona, Irina Rodrigues, Evelise Veiga, Pedro Pichardo, Marco Fortes, Tsanko Arnaudov, Vânia Silva e Carlos Nascimento.

A entrada é livre!

Links Úteis:
Página da competição na F. P. Atletismo

Historial Coletivo da JV por Arons de Carvalho



Parcerias Institucionais

  • European Athletics

    +
  • Federação Portuguesa de Atletismo

    +
  • Associação Distrital de Atletismo de Leiria

    +
  • Instituto Português do Desporto e Juventude

    +
  • Câmara Municipal de Leiria

    +

Patrocinadores