Entrevista a Sofia Lavreshina

A jovem atleta tem sido um dos destaques desde que se juntou à equipa em 2018

Sofia Lavreshina tem sido um grande destaque não só nos escalões de formação, mas também na equipa senior, alcançando na presente época desportiva o Recorde Nacional de Juvenis em pista coberta nos 400m.

Estievemos à conversa com a jovem atleta para saber qual o balanço do que foi feito até agora, e os seus objetivos para o futuro.

- Após mais uma excelente época de inverno, quais são as tuas perspetivas para a época de ar livre?

A minha perspetiva para a época de ar livre seria conseguir fazer os mínimos para os Europeu de Juvenis, este seria o meu grande objetivo. Visto que o Europeu foi adiado, o importante agora é manter o foco nas competições nacionais e trabalhar para isso. Depois desta época de pista coberta, eu gostaria de mostrar o que eu valho, pois sei que ainda tenho grande margem de melhoria e o meu objetivo passará por tentar ser campeã nacional de 300m e 300m barreiras. Se tudo correr bem acho que coisas boas virão no ar livre.

- Este ano já contas com um Recorde Nacional alcançado, foi algo que tinhas como objetivo no início da época?

Eu sabia que esta época iria ser excecional comparada com as outras, pois sei que evolui bastante, mas o meu objetivo seria a época de ar livre. Eu sinceramente não esperava fazer Recorde Nacional na pista coberta mas isto sem dúvida foi um bom indicador para o que avizinha na época de ar livre.

- Tens revelado capacidades não só para os 400m mas também para provas mais técnicas, como o triplo salto, por exemplo. A que achas que se deve?

Eu sempre fui uma atleta versátil desde que entrei no atletismo, acho que essa é a principal razão de eu conseguir vários caminhos na modalidade. Acho que no início quando se entra no atletismo é importante não se especializar logo e tentar ver onde cada atleta se destaca e eu acabei por ser equilibrada em várias disciplinas, o que acabou por ser difícil de avaliar se eu era mais talhada para velocidade ou saltos.

- Estás no Juventude Vidigalense desde 2018, o que mudou desde então?

Eu acho que desde que entrei no JV muita coisa mudou, não só mudei de clube como também mudei de treinador e de área no atletismo. Foi em 2018 que eu decidi dar uma hipótese aos 400m e ver o que daí advinha, nunca pensei que iria chegar tão longe. Acho que a mudança de clube foi um passo importante para ter chegado até aqui.

- Quais as tuas perspetivas para o futuro? (desportivo)

As minhas perspetivas para o futuro será ver até onde eu consigo chegar pois sei que ainda tenho uma grande margem de progressão, e ver o que eu vou seguir no atletismo, que em princípio será 400m ou 400m barreiras. E no futuro quando a escola secundária acabar, tenciono continuar a ser atleta mesmo conjugando com a universidade. E quem sabe, conseguir alcançar os Jogos Olímpicos.

 

Um agradecimento à Sofia pela disponibilidade e votos de uma boa época desportiva.



Parcerias Institucionais

  • European Athletics

    +
  • Federação Portuguesa de Atletismo

    +
  • Associação Distrital de Atletismo de Leiria

    +
  • Instituto Português do Desporto e Juventude

    +
  • Câmara Municipal de Leiria

    +

Patrocinadores