Entrevista a Vânia Silva - Mais de 20 anos de alta competição

Pelo clube soma mais de 40 internacionalizações, 2 Jogos Olímpicos e 14 títulos nacionais

Vânia Silva é a maior figura da história do clube. Enquanto atleta do Juventude Vidigalense, soma mais de 40 internacionalizações, 2 presenças em Jogos Olímpicos e 14 títulos nacionais desde o escalão de juvenil ao senior, antes da sua mudança para o Sporting CP em 2008. Vânia é um exemplo para todos os que a rodeiam pela sua seriedade no trabalho, competitividade e empenho ao longo de todos estes anos de carreira. Foi pela primeira vez internacional em 1998 e desde então continua a somar representações pela seleção nacional, já lá vão mais de 20 anos. Estivemos à conversa com ela para saber mais sobre a sua história com o clube e a sua opinião sobre os jovens atletas da atualidade. 

 

- Estiveste no clube mais de uma década, qual a sua importância no teu crescimento?

A atleta que sou hoje devo ao clube e ao meu treinador Paulo Reis. Crescemos juntos numa modalidade que ainda era pouco conhecida a níveis técnicos.

 

- Quais os melhores momentos que passaste com a camisola do clube?

Houve muitos momentos de alegria e tristeza, como é normal acontecer. Estive presente num clube que sempre sonhou ir a uma 1º divisão e isso aconteceu, estive presente num clube que sonhou ter atletas internacionais e isso aconteceu, estive num clube que sonhou ter atletas Olímpicos e isso aconteceu. 

 

- Tens uma carreira desportiva repleta de sucessos aliada a uma carreira académica, como foi conciliar tudo?

Com alguns sacrifícios tanto pela minha parte como da parte do Paulo Reis. Havia dias que íamos treinar de madrugada antes de ir para a faculdade em Coimbra, outros dias o Paulo ia dar treino a Coimbra, sempre que havia festas e feriados eu vinha para Leiria para treinar.  E foi assim, com pequenas cedências os 5 anos passaram e os resultados continuaram a aparecer.

 

- Que conselhos darias aos mais jovens?

Têm que ter a noção que os resultados só aparecem com muito trabalho e dedicação. Havia uma frase que o Paulo tinha num cacifo “só no dicionário é que a palavra sucesso vem antes do trabalho”.

 

- Tendo em conta os novos valores que têm aparecido na nossa modalidade, consideras que estão a ser dadas as devidas condições para a sua evolução?

Mais agora do que passado. Antigamente tinha que se lutar por um lugar, era uma altura de lutas e conquistas. Neste momento muitos atletas têm tudo sem saber o trabalho que muitos profissionais tiveram para haver tais conquistas. Os treinadores têm informação e formação, os clubes têm médicos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas… O que neste momento falta a alguns atletas é espírito de sacrifício e lutar constantemente por aquilo que mais ambicionam.

 

Um agradecimento à Vânia pela disponibilidade e votos de uma boa época desportiva!



Parcerias Institucionais

  • European Athletics

    +
  • Federação Portuguesa de Atletismo

    +
  • Associação Distrital de Atletismo de Leiria

    +
  • Instituto Português do Desporto e Juventude

    +
  • Câmara Municipal de Leiria

    +

Patrocinadores